segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A arte dos livros sem texto


Os atuais livros sem texto, também chamados livros de imagens, tem encantado crianças e adultos devido à qualidade artística que eles apresentam. É uma verdadeira aventura abrir esses livros pois as imagens nos encantam, nos deixam curiosos e nos fazem refletir. Além disso, os livros sem texto proporcionam a possibilidade de um novo olhar, isto é, um olhar mais atento a coisas que às vezes já nem damos atenção, ou então imagens de perspectivas que nunca imaginaríamos.
Vivendo num mundo cada vez mais visual em que somos "atingidos" por imagens a todo instante, despertar e sensibilizar o olhar para os detalhes é uma forma de tornar o leitor mais atento ao mundo em que vive. E também mais questionador. Proporcionar às crianças desde pequenas o contato com esses livros é potencializar a aprendizagem da leitura das imagens. Isso mesmo. Também aprendemos a "ler imagens". Cada vez mais a qualidade das ilustrações ganha peso nos livros infantis e vários ilustradores tornaram-se famosos e ganham prêmios literários no mundo inteiro. É o caso de Ângela Lago. Os livros ilustrados por ela (com e sem texto) já são referências no cenário nacional.
Na hora de escolher um bom livro de imagens não vale apenas achar as ilustrações "bonitas". É necessário que haja um projeto literário e artístico para que esses livros possam despertar verdadeiramente o leitor que não precisa ser necessariamente a criança. Abaixo algumas sugestões:
Maurício Veneza - Editora Compor
  • - O piquenique de Nique e Pique
  • - O dragão e o cavaleiro do jeito que a princesa contou
  • - Chapeuzinho Vermelho do jeito que o lobo contou
  • - A princesa e o sapo do jeito que o príncipe contou
Mário Vale - Editora Expressão
- "A árvore fantasma" e "Peixinho"
Regina Coeli Rennó
- Pela porta do coração (Ed. FTD)
- Que planeta é esse? (Ed. FTD)

- O sabor da maçã (Ed. FTD)

- Gato de papel (Ed. Lê)

- História de amor (Ed. Lê)
Regina Siguemoto Martinez - Editora Paulinas
- A casa
- O buraco

- O tempo

- A coisa
Semíramis Paterno - Editora Lê
- A viagem
- Vida moderna
- A cor da vida

Eva Furnari - Editora Paulinas
- Por um fio

- Caça-fantasma

- Filó e Marieta
Editora Formato
- O dia-a-dia de Dadá de Marcelo Xavier

- O barquinho vai de Maurício Veneza

- O almoço de Mário Vale

Editora Miguilim
- Outra vez - Ângela Lago

* É bom lembrar que essa lista trata de títulos mais "antigos" e há consolidados como de boa qualidade. Há vários lançamentos de diversas editoras nesse gênero, mas que precisam ser analisados de forma mais detalhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário