sábado, 20 de novembro de 2010

Ler livros no computador vale a pena?

Quem é acostumado a lidar com a internet gosta de ter quase tudo de graça. Outro dia publiquei uma resenha de um livro e um leitor do blog deixou um comentário perguntando se eu sabia onde baixar o livro.
Observe que ele não perguntou onde comprar o livro e sim onde baixar. Da mesma maneira que filmes e músicas, existem muitos livros sendo distribuídos em redes de torrents pela internet. Os livros em português não são tão abundantes, mas para quem lê em inglês a fartura é grande.
Já li três livros inteiros pelo computador. Dois era distribuídos gratuitamente e um eu baixei no eMule porque não tinha certeza se valia a pena comprar. Cada um tinha entre 60 e 80 páginas e eu fiz a leitura toda no monitor.

Ainda não vale a pena

Não entrando no debate sobre a legalidade da ação, minha pergunta é se vale a pena economizar uns trocados na compra do livro para lê-lo no computador, dada a piora da experiência. A leitura no monitor é cansativa, tem que ser feita sentado na cadeira, é preciso rolar o mouse. Resumindo, conforto não é a principal característica da atividade.
Para mim, a leitura é um prazer e eu gosto de desfrutá-la lendo no papel, de preferência deitado. Geralmente leio meus livros antes de dormir e com as versões no computador não consigo fazer isso.
Nunca testei leitores de mão de e-books, como o Kindle ou o Sony PRS-500. Provavelmente eles devem dar uma experiência melhor do que a leitura no monitor, mas mesmo assim acho que ainda não baterão o bom e velho livro de papel. Ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário